A Residência Médica constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Ao ingressar no programa, será proporcionada ao médico residente uma imersão na dinâmica cotidiana de um hospital e da especialidade escolhida, com o propósito de promover continuamente o aprimoramento profissional, tanto prático quanto científico.
Nosso processo seletivo é realizado em parceria com a Secretaria de Estado, por meio da Seleção Pública para Residência Médica do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS/SP).
O edital pode ser consultado clique aqui.
Sobre o curso:
O programa de Residência em Clínica Médica proporciona ao residente a vivência em diferentes cenários, possibilitando o desenvolvimento de habilidades fundamentais para que, ao final, esteja apto a manejar diversas situações relacionadas aos pacientes clínicos, tanto no âmbito individual quanto coletivo, tornando-se especialista em Medicina Interna.
Duração: 2 anos. Acesso direto.
Certificação: Especialista.
Diferenciais: O Hospital Sepaco conta com uma estrutura que oferece ao residente a possibilidade de vivenciar a especialidade de maneira sistêmica e integral, permitindo o contato com pacientes clínicos no contexto ambulatorial e hospitalar. O residente poderá realizar estágios tanto no cenário da saúde suplementar quanto no Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as atividades dos residentes são realizadas sob supervisão qualificada, garantindo um processo de aprendizagem médica embasado e a prestação de uma assistência ética e segura.
Ao longo do programa, o residente realizará atividades teóricas, com carga horária máxima de 10% a 20% para teoria, e será exposto ao contato direto com pacientes clínicos em cuidados intensivos, na emergência, bem como nas especialidades de Nefrologia, Cardiologia, Neurologia, Oncologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Infectologia, Reumatologia, Cuidados Paliativos e Gestão Hospitalar.
Corpo Docente:
Supervisor: Dr. Henrique Konigsfeld
Coordenador: Dra. Raissa Gabrielle Reis dos Santo
Sobre o curso:
O programa de Residência em Medicina Intensiva Adulto oferece ao residente o preparo necessário para atender pacientes de alta complexidade, vivenciando cenários clínicos e cirúrgicos críticos. O curso forma e capacita médicos para a prevenção, diagnóstico, monitoramento, estabilização e tratamento dos agravos à saúde de pacientes com instabilidade vital ou risco de desenvolvê-la.
Duração: 3 anos. Acesso direto.
Certificação: Especialista.
Diferenciais: O Hospital Sepaco conta com uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto de 40 leitos, onde o residente atuará em conjunto com uma equipe multidisciplinar completa (enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, serviço social e farmácia clínica), sendo supervisionado por médicos com residência e título em Medicina Intensiva.
Considerando a criticidade desse perfil de pacientes, o residente também terá a oportunidade de atuar junto a especialidades como Nefrologia de agudos, Cuidados Paliativos, Nutrologia e Gestão Hospitalar.
O médico residente será exposto ao desenvolvimento de habilidades práticas, tornando-se apto a realizar procedimentos invasivos, além de participar de atividades teóricas, correspondendo a 10% a 20% da carga horária, incluindo o aprendizado em centros de simulação realística. Isso garante um processo de aprendizagem sólido e a prestação de uma assistência médica ética e segura.
Corpo Docente:
Supervisor: Dra. Nathaly Fonseca
Coordenador: Dr. Flávio Geraldo Rezende de Freitas
Sobre o curso:
O programa de Residência em Medicina Intensiva Pediátrica oferece ao residente o preparo necessário para atender pacientes de alta complexidade, proporcionando a vivência de cenários críticos, clínicos e cirúrgicos. O curso forma e capacita médicos na prevenção, diagnóstico, monitoramento, estabilização e tratamento de agravos à saúde de pacientes com instabilidade vital ou risco de desenvolver tal instabilidade.
Duração: 2 anos. Acesso indireto.
Pré-requisito: Ser especialista em Pediatria.
Certificação: especialista.
Diferenciais: O Hospital Sepaco conta com 26 leitos de UTI Pediátrica, 10 leitos de UTI Pediátrica Cardiológica e 30 leitos de UTI Neonatal, sendo um Centro nível Prata da ELSO (Extracorporeal Life Support Organization) e participante da Vermont Oxford Network (VON). O médico residente terá acesso ao uso de ferramentas consagradas na prática clínica, como aEEG, NIRS, Doppler Transcraniano, Ecocardiografia funcional e POCUS (Point of Care Ultrasound).
O residente será exposto ao desenvolvimento de habilidades práticas, com a execução de procedimentos em campo, e também a atividades teóricas, representando de 10% a 20% da carga horária total. Ele será inserido nos processos de gestão, qualidade e protocolos de pesquisa clínica.
O programa garante um processo de aprendizagem médica sólido, fundamentado em ética e segurança na prestação da assistência.
Corpo Docente:
Supervisor: Dr. Lucio Flavio Peixoto Lima
Coordenador: Dra. Patrícia Tiemi Yonamine
Sobre o curso:
O programa de Residência em Pediatria proporciona ao residente a vivência em diferentes cenários, possibilitando o desenvolvimento de habilidades fundamentais para que, ao final, esteja apto a prestar assistência integral ao ser humano em crescimento e desenvolvimento, atuando no contexto de um ambiente em constantes transformações culturais e científicas, e participando ativamente dos processos educativos dos pacientes e de seus familiares em relação às questões de saúde.
Duração: 03 anos. Acesso direto.
Certificação: Especialista.
Diferenciais: O Hospital Sepaco conta com uma estrutura que oferece ao residente a possibilidade de vivenciar a especialidade de maneira sistêmica e integral, permitindo o contato com os pacientes pediátricos no contexto ambulatorial, berçário, sala de parto, emergências pediátricas e durante a internação hospitalar, sendo também inserido em atividades teóricas que representam de 10% a 20% da carga horária.
O residente será exposto ao desenvolvimento de habilidades técnicas com humanização, habilidade essencial na pediatria, garantindo que o programa proporcione um processo de aprendizagem médica embasado e a prestação de assistência ética e segura.
Corpo Docente:
Supervisor: Dra. Talita Rizzini
Coordenador: Dra. Mariana Benvenga Falcão
Sobre o curso:
O programa de Residência em Ginecologia e Obstetrícia oferece ao residente o desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas, capacitando-o a promover saúde nas diferentes fases da vida da mulher. Isso permite uma atuação qualificada diante dos problemas e dilemas da área, com domínio na realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos próprios da especialidade.
Duração: 3 anos. Acesso direto.
Certificação: Especialista.
Diferenciais: O Hospital Sepaco, referência em Ginecologia e Obstetrícia, conta com uma estrutura que possibilita ao residente vivenciar a especialidade de maneira sistêmica e integral. O programa oferece uma visão abrangente sobre os aspectos epidemiológicos, psíquicos, socioeconômicos e culturais que impactam a saúde da mulher e da gestante. Ao final do programa, o médico residente estará preparado para atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias clínicas e obstétricas, com habilidades para a prática da obstetrícia normal e operatória, incluindo emergências e as complicações mais frequentes.
Corpo Docente:
Supervisor: Dra. Luciana Mendonça Nicastro
Coordenador: Dra. Maria Rosa Pereira Martins
Sobre o curso:
O programa de Residência em Anestesiologia do Hospital e Maternidade Sepaco proporciona ao residente a aquisição de profundo conhecimento sobre medicina perioperatória, abordando e cuidando do paciente desde o pré-operatório, passando pelo intraoperatório e finalizando com os cuidados pós-operatórios, o que proporciona atendimento de excelência aos pacientes e o melhor desfecho cirúrgico.
O programa oferece aos médicos a possibilidade de desenvolver habilidades práticas e competências necessárias para atender efetivamente às necessidades de saúde dos pacientes e do sistema de saúde brasileiro na área da anestesiologia.
Duração: 03 anos. Acesso direto.
Certificação: Especialista.
Diferenciais: O médico residente será exposto a diversas situações práticas da medicina perioperatória sob supervisão de médicos qualificados e experientes, estruturando o método de aprendizado baseado em problemas enquanto vivencia a atuação da Anestesiologia nas diversas especialidades cirúrgicas.
Será proporcionado ao profissional a execução de procedimentos invasivos, a utilização de dispositivos que aumentam a segurança e a assertividade na prática clínica, além do manejo de pacientes críticos no âmbito da Anestesiologia, incluindo atividades teóricas correspondentes a 10% a 20% da carga horária.
Corpo Docente:
Supervisor: Dr. Emílio Carlos del Massa
Coordenador: Dr. Fabio Ely Martins Bensenor
Sobre o curso:
O programa de Residência em Cirurgia Geral do Hospital e Maternidade Sepaco proporciona ao residente a capacitação necessária para que ele se torne apto a realizar o diagnóstico e o tratamento cirúrgico, quando indicado, das doenças mais prevalentes em sua área de atuação. Além disso, o programa visa analisar as opções não operatórias e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando o residente progressivamente responsável e independente, sempre pautado em ética e ciência.
Duração: 3 anos. Acesso direto.
Certificação: Especialista.
Diferenciais: Os médicos serão expostos a uma aprendizagem baseada em contexto, centrando o foco do raciocínio no paciente e em seu problema. Dessa abordagem surgem perguntas sobre a etiologia do problema, a patofisiologia e o melhor método para elucidar e resolver o quadro. Estimula-se a busca por evidências científicas, contribuindo para a solidificação da cultura da Medicina baseada em evidências.
Os residentes participarão de discussões diárias, além de atividades teóricas, que representarão entre 10% e 20% da carga horária, incluindo simulações realísticas e debriefing, com o intuito de proporcionar maior retenção do conteúdo exposto.
Corpo Docente:
Supervisor: Dra. Fátima Santos
Coordenador: Dr. Ivan Galindo